Ministério da Educação deveria zelar pela norma culta do português – CBN

Ministério da Educação deveria zelar pela norma culta do português – CBN.

Desde o tempo da graduação assisto ao embate de duas correntes de educadores, pesquisadores e demais estudiosos da Língua Portuguesa:

A escola deve dar prioridade à Norma Culta ou ao Popular.

Ainda durante a graduação, boa parte dos docentes e dicentes colocavam-se do lado do ensino da variante, em detrimento da Norma Culta, que seria utilizada pela maioria economico-dominante de maneira preconceituosa e etc. e tal.

Juro que pensei que fora dos muros da Universidade jamais escutaria isso.

Ainda o ano passado ouvi de uma professora de quarto ano do Ensino Fundamental, que corrigir todos os erros ortográficos de uma aluno causaria desestímulo na criança. Que com uma postura mais “flexível” ela acabaria aprendendo…(Como? Não sei).

A contra-argumentação é uma arte…que eu não domino. Uma vez que eu era a responsável pelo aprendizado do aluno em questão, então passei a corrigir eu, oras.

Depois de meses longe do ambiente universitário, chega aos meus ouvidos novamente  a pendenga…uso da norma padrão ou não?

Felizmente, desta vez, a comentarista do quadro Missão Aluno da CBN,Ilona Becskeházy, foi exata em sua colocação e expressou muito bem uma opinião de que partilho.

Por que os partidários do uso da norma não-padrão matriculam seus filhos em escolas que primam pelo uso da norma?

É uma questão a se pensar.

Há minutos atrás, eu ler o edital para um concurso público, e lá estava, entre outros milhões de requisitos para a classificação: Uso adequado da língua portuguesa em seu padrão culto. Assim, ipsis litteris.

Caríssimos colegas que apregoam a utilização da variante em sala de aula, por favor, expliquem-me, então qual é o motivo de não darmos às crianças e aos jovens estudantes a chance de um emprego, uma ascensão social?

Será que é a norma culta mesmo que é preconceituosa e excludente?

Ficam as perguntas no ar…

Obs. Toda esta polêmica se deu devido à nota do MEC sobre um livro. Mais informações, aqui.

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